segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sobre mim
Contatos com livros
Trago carinhosamente nas minhas lembranças o meu velho sábio avô Francisco Hermínio Ribeiro em constante leitura bíblica, nós éramos pequenas, morávamos na cidade e dormir na casa da vó era tudo de bom. Lá Chico Hermínio colocava as netas para ler os Salmos de Davi e passagens do Novo Testamento, gaguejando, pois estávamos nas séries iniciais. O fato é que duas primas aprenderam a ler na Bíblia.
A Bíblia é o livro companheiro, numa leitura incansável, fonte inesgotável, entende? É o meu devocional em ação perene.
Outra marca da minha vida está nas histórias narradas a respeito do meu bisavô, o poeta Hermínio, estudou apenas uma semana, conheceu os códigos necessários para transcrição da fala e falou muito bem nos seus versos ingênuos a vida do povo daquele remoto tempo. Como podia alguém com tanta sabedoria?
Efetivamente foi lendo os poemas desse poeta caipira que emanou no meu ser o gosto pela leitura desse gênero.
Durante a minha vida estudantil, nas séries iniciais, as leituras eram sem grande efeito, digo, eram apenas para cumprir o treino... um texto era lido tantas vezes, em fila, um por um, que quando concluído 35 a 40 alunos quase todos já haviam decorado. No período de ginásio e magistério as leituras também mecanizadas com finalidades específicas, nada por prazer.
Só a partir do ensino superior é que alcancei autoincentivo, descobri que ler é viver, é deleite, é saber, e nessa imersão novos horizontes abriram-se e o meu leque de leitura tornou-se mais amplo, leio noticiários, revistas, jornais, livros didáticos, autoajuda, teológicos, teóricos literários e tudo que vem pela frente...
Leituras que me marcaram na adolescência foram: “O Pequeno Príncipe”, “Cristiane F., 13 anos, drogada e prostituída”, “Olga Benário Prestes”.
Sempre tenho em mente a próxima leitura. Tornou-se alimento, portanto.

2 comentários:

  1. Olá querida gostei muito de ler a sua história ´e ver que temos algumas leituras em comum o endereço do meu blogé:wwwmartaregina28.blogspot.com vela lá vou melhorar ainda estou em fase de desespero fazendo este blog rsrsrsr... abraços Marta Regina.

    ResponderExcluir
  2. D. Leitora Assídua, Rosângela Santiago,
    amei a história de seu lindo e sábio avô Hermínio.
    Fica evidente que a sabedoria não vem, necessariamente, pelo conhecimento, certo?

    Abraço e boas leituras

    ResponderExcluir