domingo, 21 de junho de 2009

O Segundo Encontro Gestar II

2º Encontro Gestar 2
Primeira semana de Junho de 2009 ( 1 a 5/06/09 ), cumpriu-se mais 40 horas de estudos e reflexões aos formadores, parte da formação Gestar2. Desta feita, habilitados e familiarizados ao processo, tudo parecia mais tranqüilo, porém, algumas dificuldades em vista deveriam ser expressas.
Inicialmente o encontro foi marcado pela socialização das oficinas. Em ordem alfabética, cada formador expôs suas primeiras experiências e foram passadas informações necessárias e pertinentes ao Gestar2, como: quantidade e perfil dos cursistas, recepção e dificuldades pedagógicas, a construção do projeto, avaliação e auto-avaliação, itens também relacionados aos cursistas.
Sobre os portifólios, relapsos dos formadores, as obrigações ficaram firmadas no sentido que a partir de então os portifólios serão eletrônicos, ou seja, blogs coletivos e individuais, intuito este de haver plena interação entre os participantes.
No segundo dia, iniciaram-se os trabalhos com o estudo do TP6 – Leitura e processos da escrita II e suas respectivas unidades: 21,22,23 e 24: “Argumentação e Linguagem, Produção Textual: planejamento e escrita, O Processo de Formação Textual, Literatura para Adolescentes”, através de leitura compartilhada, realizações de atividades dos “Avançando na Prática”, construção de cartazes argumentativos, exibição dos vídeos: “A Persuasão” e “Ler deveria ser proibido”. Ao término das atividades propostas, havia socialização e discussão, tudo bem conduzido pela Professora Carol.
No terceiro dia, “Linguagem e Cultura”, tema central do TP1, englobando as unidades: 1,2,3 e 4, respectivamente: “Variantes Linguísticas: dialetos e registros”; “Variantes Linguísticas: desfazendo equívocos”; “O texto como centro das experiências no ensino da Língua”; “A intertextualidade”; e, “sem perder de vista as especificidades” tal, foram executadas estrategicamente em leituras coletivas, exibição do filme “Língua(além mar), crítica seguida de debate; contextualização entre os textos “Variantes Linguística” e “nós mudemo”; oficina Chico Bento – orador da turma, oficina dos contínuos de urbanização, de oralidade, letramento, de monitoração e mais uma mostragem do filme “A hora da estrela”, intercalado a outras leituras compartilhadas do referido TP.
Procedimentos semelhantes ocorreram também no quarto dia. No decurso do TP2-“Análise lingüística” e “Análise literária”, temas selecionados nas unidades: 5,6,7 e 8: “Gramática: seus vários sentidos”; “A frase e sua organização” “A arte: formas e função” e “Linguagem figurada”. Momento especial desse dia foi a exibição do filme “O carteiro e o Poeta”, o qual nos despertou a repensar o papel da arte no cotidiano das pessoas.
No quinto e último dia houve um apanhado geral sobre tudo que foi estudado. Ensaios fotográficos, flash para todos os lados.
Postagens mensalmente nos blogs e deveres para o próximo encontro foram estabelecidos.
Despedidas, abraços, abraços, saudades...
Renovamo-nos mais ainda...
Rosângela Santiago Ribeiro. Gestar II – PioIX-PI.“O Educador antes de ser profissional, é homem,(...) não pode estar fora de um contexto histórico cultural em cujas interrelações constrói seu eu”. Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário