domingo, 21 de junho de 2009

O Primeiro Encontro Gestar II

Como tudo começou...
Como tudo começou de fato, não sei. Imagino que essas sábias moças: Silviane, Cátia, Leila, Maria Antonieta e Maria Luiza, em uma dessas tardes de conversas, despropositadamente, em trato intelectual, embebidas por questões complexas que envolvem o ensino- aprendizagem, sedentas em contribuir para o crescimento e enriquecimento educacional e profissional de tantos e tantos docentes distribuídos pelos brasis afora, e, de tantos e tantos alunos, alunos, quantos incontáveis de hoje e de amanhã..., intencionalmente agora, à luz da ciência, organizaram este programa, creio que horas e horas foram dispensadas nas leituras, pesquisas, escolhas, tudo deveria estar bem adequado para Norte, Sul, Leste e Oeste, considerando as diversidades deste imenso território. E fizeram, com êxito, o Programa chama-se Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.
As autoras e os que abraçaram O Programa Gestar, mostram o compromisso e o respeito pelos educadores e educandos que fazem o Sistema Educacional Brasileiro. É na reavaliação das nossas práticas que transitaremos ao aprimoramento pedagógico e profissional....E...
E, Lá estávamos, na capital do Estado do Piauí, Teresina, no dia 10 de novembro de 2008. Curiosas e atentas. Após apresentação do Programa feito pela equipe- Gestar e os representantes da Seduc, fomos direcionados ao Instituto de Educação Antonino Freire, na ocasião deveríamos escolher uma sala destinada aos de Língua Portuguesa, onde, por livre escolha, adentramos à sala da Formadora Caroline Rodrigues Cardoso, que sem ofender aos demais, ela é por demais eficiente, competente e simples, o que nos deixou bem à vontade.
Apresentamos-nos em plenária, Carol falou da sua metodologia, nos temas que seriam abordados e deu-se o início das primeiras 40 horas presenciais.
No dia 11, Carol reintroduz os trabalhos com o TP3, unidades 9 e 10: “Gêneros Textuais – do intuitivo ao sistematizado” e “Trabalhando Gêneros Textuais”. No vespertino, foi trabalhada a unidade 11: “Tipos Textuais”.
No dia 12, pela manhã, vimos a unidade 12, “A interrelação entre gêneros e tipos textuais”. Na tarde deste dia, o TP4, unidades 13 e 14: “Leitura, Escrita e Cultura” e o “Processo da Leitura”.
Na manhã do dia 13, continuamos com o TP4, agora as unidades 15 e 16,”Mergulho no Texto” e “A prática textual- crenças teorias e fazeres.’ Durante a tarde estudo da “Estilística”, (unidade 17).
No último dia falou-se sobre “Coerência Textual” e “Relações lógicas no texto”, unidades 19 e 20. O encerramento aconteceu com a retomada dos três TPs.
Arrematados a tantos temas, a professora Carol proporcionou vários agradáveis momentos e os dias foram norteados pelas seguintes estratégias:
· Leitura compartilhada de textos;
· Sistematização dos principais tópicos dos TPs com discussão das propostas didático-pedagógicas;
· Realização de atividades
· Análises de vídeos temáticos
· Constituição de diário reflexivo, portifólio como estratégia de avaliação.
Dessa forma seguiu-se esta valiosa semana. Ali, baseados nessa nova abordagem, deveríamos cumprir os papeis de planejar, conduzir e avaliar as oficinas com professores cursistas dos respectivos municípios. Quanta responsabilidade em mãos e em mente. Em mãos 20 livros a serem estudados minuciosamente, em mente o desejo da realização, do progresso, da aprendizagem...
Esperaremos a chegada dos volumes (Kits) GestarII, que serão destinados aos cursistas e só então, conduzirmos as oficinas.
Foram-se Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março. Os livros chegaram à Gerência Regional de Educação em Abril de 2009, quando distribuímos aos cursistas após reunião introdutória. Agendamos no ato a primeira oficina para 08 de Maio.

Rosângela Santiago Ribeiro. Polo – PioIX-PI.“O homem é um ser na busca constante de ser mais”.(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário