quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Minha vida como professora

Minha vida como professora
Para mim, ser professora significa muito. É uma alegria partilhar com alguém tudo que sei. Todos os dias aprendo algo, seja dentro da escola ou fora, e o bom de tudo isso não é guardar só para mim, e sim poder passar para alguém, e ninguém melhor que meus alunos, que vêm ao meu encontro justamente para “aprender”.
Cada encontro que eu tenho com meus alunos planto uma semente, e das boas. Quando menos espero, olha os frutos! Que maravilha!.
Por várias vezes encontro-me com pessoas já adultas, alguns até “formados”, que em conversa dizem: Tu foste minha professora, era legal. E posso dizer que cada vez que isso acontece, é uma emoção. E tudo isso, eu só posso sentir sendo professora.
Finalmente, o que eu posso dizer é que ser professora, é um trabalho, intenso, por vezes cansativo, mas que eu faço com prazer.
Francisca Modestina de Alencar Pinheiro. Professora. Cursista Gestar 2 –PioIX-PI.

Em registro uma das atividades Avançando na Prática da Prof. Francisca Modestina:

"Solicitei aos alunos que observassem a fala e a conversa de pessoas idosas da família, ou mesmo da comunidade. Com bastente entusiasmo trouxeram uma relação com várias palavras do dialeto dos idosos. Montamos um minidicionário, discutimos o significado de cada uma, oralmente, e partimos ao registro. Vejam: aberar-fugir/ abirobado-bobo/ acoloiar-juntar-se a alguém/ açuaro-lugar de guardar farinha construído em parte alta da casa/ afolote-sem regra/afoito-atrevido/ afolozado-folgado/afuguentado-com medo/alguidá-panela de barro/amancebado-vivendo junto sem casar/ amuquifou-guardou/ amurraçado- adoentado/apear-descer/apulumado-reto/ alpercata-chinelo/arengar-procurar briga/arisia-tolise/ ariado-perdido/abudegar-aperrear/arrigulo-imagino/andaço-desinteria... "O dicionário segue toda ordem alfabética. Havendo interesse de alguém para conhecer mais ainda da riqueza da língua, contate-me. Ainda há pessoas que querem controlar a nossa língua, o nosso falar em campo fechado. Isso é ridículo. A linguagem é a expressão da própria vida. É patrimônio de todos. É espetacular. Não há nada, absolutamente nada de errado nisso. Vamos nos comunicar e nos enterder. E isso é o bastante. Amei esse trabalho da professora Francisca (Doca ). No momento da publicação os alunos passarão os verbos para a forma de dicionário, ou seja, para o infinitivo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário