domingo, 6 de dezembro de 2009

EM TERESINA

Encontro de Apresentações de Trabalhos
Teresina 23 e 24 de Novembro de 2009
Nesses dois dias todos os formadores Gestar II do Piauí apresentaram seus trabalhos e resultados finais, “do curso”, pois o programa, suas proposições e expectativas continuarão conosco, sempre... Pois...
Sendo a Aprendizagem um processo ativo que direciona as transformações das pessoas, o Gestar II, veio proporcionar aos professores de língua portuguesa e matemática novas possibilidades de administração com o processo ensino aprendizagem.
De posse do material Gestar II, a partir de estudos e constantes consultas estaremos habilitados a bem conduzir e conviver com as transformações rápidas do mundo. Nossos alunos esperam o melhor de nós, esperam respeito, compreensão, amizade, além de conteúdos programados. Especificamente o professor de Língua Portuguesa, que conduz a palavra por a palavra, a metalingüística todo tempo, deve oportunizar seus alunos ao aprimoramento do processo comunicativo, considerando as diversidades de gêneros e variações da língua, como um estrategista atuando e adequando à sua sala de aula, pois aí, na sala de aula dá-se o início e a culminância do Gestar II. É o ponto de referência do Programa.
Ao longo do ano estudamos cuidadosamente todas as unidades dos Tps. Assuntos essenciais que nos passavam despercebidos, o Gestar nos ensinou a valorizar a diversidade de falares, visto ser a fala dinâmica, viva, criativa, mecanismo de interação e comunhão, e não há um detentor que a limite, regrida, iniba. Ela é construída social e historicamente criando e sendo criada. E isto é belo, é de Deus. No princípio era o verbo, o verbo – a palavra, a palavra – ação. Estamos nós professores de língua portuguesa capacitados a semear uma semente sadia? Aprendemos a bem manejar a palavra, agora é colocar em prática. Nos estudos tivemos contato com a linguagem e cultura, análise linguística e análise literária, gêneros e tipos textuais, leitura e processo de escrita, estilo, coerência e coesão. Nos engrandecemos quando nos tornamos mais significativos no sentido de sermos colunas alicerçadas em estudos que garantem e sustentam a consecução do objetivo maior desse processo. Com embasamento teórico e compromisso chegaremos a um objetivo comum – elevar e qualificar a prática educativa.
Agradecemos a Deus, Nosso Condutor Maior. Agradecemos a Equipe da UNB, da SEDUC, das GRES e a todos que trabalharam nessa incumbência de tão grande realização. Por Rosângela Santiago Ribeiro.

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