quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Oficina IX
A oficina de número 9 aconteceu no dia 9 de outubro de 2009, no momento onde estudamos as unidades 17 e 18 do Tp 5. “Estilística e Coerência Textual.” A língua portuguesa é riquíssima em expressividade, e os recursos são numerosos. Vimos apenas alguns, ligados a quatro aspectos: SOM, PALAVRA, FRASE e ENUNCIAÇÃO. Nas páginas 16, 17, 18, 29, 43, 48 e 50 exemplificamos em estudo discursivo cada item. Falando da coerência textual, a coerência é um dos fatores da textualidade que permitem fazer de amontoados de frases um texto. Mas ela não se prende exclusivamente a aspectos lingüísticos: é resultado da interação entre os interlocutores- autor e leitor- com o texto, e pelo texto numa dada situação sócio-comunicativa. Para o estabelecimento da coerência textual, contribuem tanto fatores lingüísticos quanto aqueles ligados ao contexto situacional, os interlocutores em si, suas crenças e intenções comunicativas, além da função comunicativa do texto., e como os gêneros são construções sócio-comunicativas, a coerência também depende do gênero de um texto. Vimos as páginas 87 e 89. Produzimos uma atividade interpretativa via revista Veja, em grupo, foi feita análise, primeiramente verbal, das capas de algumas da referida revista: “há coerência entre a linguagem escrita e a representativa? Quais as intenções do autor? Provocou interesse? Fez conexão com a lógica social? Enfim, feita a exposição da atividade, os cursistas atentaram para levar a atividade também para a sala de aula. “O quanto pode ser explorada uma capa de revista!”, disse a professora Maria Luzia. Ressaltamos que houve, o que já é costume, apresentações da “Lição de Casa”. A oficina foi bastante produtiva. Em anexo, algumas fotografias. Como sempre: “DEUS SEJA LOUVADO PELAS NOSSAS AÇÔES.” Rosângela Santiago Ribeiro.

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