domingo, 30 de agosto de 2009

OFICINA VI

Oficina 06
“Tudo ao seu tempo”. O estudo seqüencial dos tps faz-se de forma produtiva, visto ser, um assunto imergido no anterior e embasamento ao posterior. Neste dia 28 de Agosto de 2009, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, na cidade de PioIX-PI, realizamos a nossa Oficina de número 6. Com a ajuda de Deus, que nos impulsiona a prosseguir e nos abençoa nas nossas boas práticas, estamos felizes, hoje, podemos dizer que além desse vínculo profissional, somos também um grupo de amigas, onde trocamos experiências e relatos do nosso dia a dia, como mães, esposas, donas de casa...
Iniciamos a oficina com a exposição das atividades em sala de aula, algumas, que não realizaram, justificaram a semana de provas da escola, deixando as pendências para depois.
Desta feita, não tivemos datashow, porém ao modo de costume, estudamos as seções uma a uma, destacando os textos essenciais, paralelamente fazendo as devidas discussões. Falar de gêneros textuais e tipologias textuais é algo novo aos nossos entendimentos, pois desde “A Poética”, de Aristóteles, sabíamos inicialmente que gêneros eram: o épico, o lírico e o dramático, isso se tratando de literatura. Porém, como a linguagem é dinâmica, intrínseca ao ser humano, novos estudos vêm a ampliar nossa visão. Em exercícios feitos no Tp, diferenciamos Tipos a Gêneros, e partindo do instrumento primordial de comunicação: “o texto”, vimos que tipo e gênero se mesclam na sua construção. Desta forma, sentimos no interior do texto as sequências tipológicas: narração, descrição, argumentação, exposição, injunção e predição, destacando-se apenas um tipo, enquanto que o gênero é o emoldurado do texto, e esse aspecto externo é de existência ilimitada e incontáveis, pois dá-se nas relações sociais. O Tp trás vários exemplos em atividades, em conjunto fizemos algumas, e foi interessante a observação dos tempos verbais, das ações e mudanças de estado nas narrativas, como também os adjetivos nos textos de predominância descritiva. Por fim, vimos a intertextualidade entre gêneros textuais, onde o mesmo texto pode apresentar-se em gêneros diferentes dependendo da situação sociocomunicativa. Concluído então a seção 3 da unidade 12, e o texto Referência, fizemos a atividade sugerida da oficina, dividimos os gestandos em dois grupos, a fim de que o grupo A justificasse que o texto proposto: “Salário Mínimo” , foi escrito em sala de aula, e o grupo B, deveria argumentar que não, o texto não foi uma composição escolar. Essa atividade foi muito engraçada e produtiva. Não esqueçamos que nenhuma produção acontece isoladamente... Pois.... Encerramos a oficina firmamos os compromissos seguintes. Abraços. Saudações. Agradecemos a Professora Supervisora de Ensino Raimundinha pelo delicioso Bolo que nos mandou.
Rosângela Santiago Ribeiro.

Um comentário:

  1. Você está ganhando muitos bolos, enquanto eu ainda não ganhei nenhum ( brincadeira). Parabéns pelo o trabalho Gestar 2.Te admiro muito.

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