quarta-feira, 15 de julho de 2009

Comentário Teórico

A Oralidade e a Escrita

A Modalidade oral, presente na vida do homem desde a sua criação-“no princípio era o verbo”,(Atos 1-1), o verbo é a própria palavra em ação.foi e será requisito primordial à interação humana.
Em tema do capítulo 1, Oralidade e Letramento, do livro: Da fala para a escrita, quando o autor Luis Antonio Mascuschi ,fala da presença da oralidade e da escrita na sociedade, inicialmente faz uma observação necessária: “a escrita surgiu muito depois da oralidade, porém, atualmente permeia toda as situações que envolvem o homem, até mesmo os não alfabetizados, pois estes, vivendo em sociedades com escrita recebem influências direta e indireta da mesma”.É verdade , a escrita é fato presente,no entanto, um presente ainda em menor intensidade, pois, no geral, escreve-se apenas o necessário do necessário.
O referido autor, baseado em pesquisa ainda em vigência, através de amostragem com 500 informantes sobre os usos da fala e da escrita nos diversos contextos da vida diária, constatou que “o tempo diário empregado com a escrita não passou de 5% do total do tempo em vigília, sendo que, a leitura usa-se um pouco mais.” Isso só comprova que a comunicação dá-se muito mais na oralidade, indistintamente da classe social, idade, formação e profissão. A investigação também observou mais um dado que se vivencia, e não é nada surpreendente, que em todas as áreas de trabalho há alguém que se especializa nas atividades de produção textual específica. Sim, quem não ouviu dizer – “ Fulano escreve bem”-“ Você sabe escrever” - “Você tem ótima redação”...E por aí, há secretárias super-valorizadas por possuírem essa desenvoltura.
Em um segundo momento o autor indaga: “Que tipo de valorização se dá à escrita e à oralidade na vida diária? Por serem práticas comunicativas em uso real da língua, sabe-se que a oralidade acontece naturalmente e a escrita adquirida, há investimentos diversos voltados para a alfabetização, a fim de que todos possam usufruir como autor, da escrita, e ser usuário, que seja de uma simples lista de compras a textos mais complexos.Rosângela Santiago Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário